Beleza Negra
By
MauricioM

Quem tem fios afro ou crespos precisa se preocupar bastante com a hidratação das madeixas, isso porque esses tipos de cabelo ressecam com mais facilidade, porém, existem outros cuidados importantes que devem ser tomados para ficar com a cabeleira sempre em ordem, segundo Rosana Leite, cabeleireira e diretora técnica da Mac Paul, escovas, pentes e dedos devem ficar longe dos fios enquanto eles estiverem secos o atrito causado gera eletricidade e isso faz com que os cabelos armem e arrepiem, o ideal é penteá-los quando ainda estiverem úmidos. Na hora de desembaraçar, a dica é ter bastante cuidado, iniciando das pontas até chegar a raiz, um grande aliado é o creme para pentear, que ajuda a definir os cachos, modelar e reduzir o volume. Para isso, aplique o produto com as mãos ou com a ajuda de um pente de dentes largos, se os fios estiverem secos, por exemplo, a dica é borrifar água nas madeixas e aplicar o cosmético.
Secagem
Deixar o cabelo secar naturalmente evita que os fios armem e arrepiem, se você está com pressa, procure usar secador com difusor, mas lembre-se de que o aparelho deve ser usado de cima para baixo, nunca ao contrário, já que desse modo ele levanta os fios que estão crescendo, aumentando o volume.
Hidratação
Antes de mais nada, a opinião de um profissional sobre os tipos de produto e a frequência com que serão usados é fundamental, em geral, shampoos e condicionadores devem conter, preferencialmente, agentes hidratantes. Já o leave-in e os finalizadores precisam ter na sua composição silicones, que ajudam a reduzir o frizz, e proteção solar, prefira cosméticos à base de lipídeos de origem vegetal, como as manteigas de karité, cupuaçu, manga e ilipê, óleos de abacate, de avelã, de gérmen de trigo, proteínas hidrolisadas (seda, cereais), ceramidas, vitaminas (E e pantenol) e queratina.
No salão, na maioria das vezes, os tratamentos consistem em algum tipo de hidratação profunda, em que são devolvidas umidade e proteínas ao fio. “Nos casos mais severos, em que os cabelos passaram por processos químicos, as plásticas de fio são as mais indicadas”, explica a profissional.
Corte
Cabelos afro fazem parte do perfil da mulher brasileira, por serem volumosos e ressecarem com mais facilidade, costuma-se usá-los compridos e com o fio reto, para tentar eliminar o volume, “esse é o maior engano. Cortes curtos repicados e desfiados dão aos cabelos crespos bastante leveza, imprimindo um ar de modernidade, além disso, realçam os cachos e diminuem o volume, facilitando o dia a dia das mulheres”, explica Rosana. Mechas mais longas na superfície e na franja impedem que os fios armem.
Pele aveludada
Essa parte do corpo também precisa de cuidados especiais. O dermatologista José Roberto Amorim, de São Paulo, explica que “a pele negra pode apresentar os mesmos problemas da pele branca, porém, na primeira, as dermatoses fotoinduzidas (doenças da pele induzidas por irradiação UV) ocorrem com mais intensidade”, por isso, é muito importante proteger-se com hidratantes que contenham protetor solar.
A pele negra é mais reativa à radiação ultravioleta, sendo assim, alguns produtos que contêm ácidos, por exemplo, podem causar manchas mais facilmente, o ideal é, então, sempre procurar um profissional para que ele recomende os melhores cosméticos e tratamentos para você.
Fonte: Cabelos e Visual