Ombré Hair por Mauricio Morelli para Revista JT do Jornal da tarde

Drew Barrymore, Jessica Biel e Alexa Chung
Foto: Getty imagens
01 - Como é o ombré hair? O que o diferencia das mexas californianas?
R.: Ombré hair é uma técnica que cria um efeito em degrade de tons e nuances, gerando a sensação de raiz natural com efeito de nuances em degrade até as pontas, podendo ser iniciado entre o meio da testa e a ponta do nariz, definição essa analisada a partir da cor dos olhos, formato no rosto e linha de corte, ombré desde o meio da testa pode destacar olhos mel e castanhos médios e dar maior claridade para o rosto, e quando iniciado mais para baixo próximo a ponta do nariz, pode-se criar um efeito de morena quando preso o loura quando solto, um visual versátil e moderno. As mexas californianas muito usadas no verão passado possuíam um efeito de pontas mais iluminadas projetadas do comprimento para as pontas e geralmente em tons claríssimos conforme cada tom de pele e cabelo natural criando a sensação de queimado de sol, já o ombré cria a sensação de degrade de tons desde uma raiz natural até as pontas, vindo com efeitos entre duas a quatro nuances.
02 - Como posso definir o ombré?
R.: Ombré pode ser definido como a tendência que ganhou as ruas de todo o Brasil, trazendo modernidade e atitude com uma releitura dos verões passados.
03 - Onde surgiu? Têm alguma inspiração?
R.: Ombré que significa sombreado em Frances foi criado na Europa e foi sucesso total por todas as ruas européias no verão passado, desembarcou com força total no Brasil para o Verão 2010/11 e vem ganhando destaque na imprensa e conquistando a cabeça das brasileiras, sua inspiração vem da evolução no sentido de efeitos naturais e sem marcas expressivas, criando a sensação de raiz natural.
04 - São mesmo as luzes do verão 2011?
R.: É a tendência que veio para esse verão e estamos encontrando grande aceitação do publico feminino, a mulher brasileira possui uma grande resistência a visuais que expressem modernidade e atitude, esse efeito criado pelo ombré se enquadra perfeitamente nos perfis de mulheres modernas e expressivas já a aceitação pelo perfil romântico o conservador encontramos dificuldades, até por que, esse perfil de mulher se enquadra em visuais mais comerciais e simétricos.
05 - Acha que fica além dessa estação?
R.: A cada ano e estação encontramos no mercado da moda novas tendências e estilos, a evolução é necessária para movimentar o mercado e mostrar novidades do mundo da moda, novas coleções são lançadas por todo o mundo e acredito que para nosso próximo verão receberemos novamente novas tendências vindas da Europa, esse é um resultado normal e hoje a moda caminha para o natural, então preparem-se meninas que muitas novidades virão nas próximas estações.
06 - É para todas? Tanto para castanhos escuros e louros?
R.: Sim, esse efeito pode ser criado em qualquer base natural, o que devemos analisar são dados técnicos de clareamento e neutralização, aconselho sempre procurar um profissional qualificado em colorimetria para que se alcance um resultado satisfatório com segurança. O perfil da mulher também deve ser analisado, precisamos conhecer nossa cliente, seus hábitos, profissão, dia-a-dia, e o que essa mulher deseja expressar para a sociedade, após esses detalhes teremos as informações necessárias para definir se esse visual se encaixará no perfil dessa mulher.
07 - Vejo mais em cabelos longos. E cabelos curtos e repicados, por exemplo, ficam bem?
R.: Ficam sim, essa técnica pode ser aplicada em todos os comprimentos, é importante que o corte tenha movimento para realçar a degrade de tons e criar a sensação de profundidade.
08 - Existe alguma manutenção em quem for fazer?
R.: A manutenção da cor deve ser feita em média entre três a quatro meses para reequilibrar as nuances do degrade e realçar os tons e brilho, já os tratamentos devem ser periódicos, hidratações semanais são de extrema importância se tratando de cabelos quimicamente processados precisamos devolver a umidade natural para as madeixas, evitando assim o ressecamento da fibra capilar, cauterização logo após o processo químico garantirá a devolução de todas as proteínas e selagem das cutículas dilatas pelos clareadores.
09 - É pratico?
R.: Esse visual é super pratico e dinâmico por não necessitar de retoques mensais, facilitando assim, a vida da mulher moderna que não dispõem de muito tempo para estar no salão.
10 - Se não gostou, é fácil disfarçar as luzes?
R.: Sim, o processo de inversão tanto para um castanho natural quanto para um louro global é pratico e rápido podendo ser feito a qualquer momento que se deseje mudar o visual
11 - Qual o preço médio?
R.: O processo completo de criação do visual gira em torno de R$ 400,00, complementado com cauterização e demais finalizações ficará em média de R$ 600,00.
12 - É preciso fazer retoques? De quanto em quanto tempo?
R.: Os retoques possuem um espaço maior de tempo se comparado a mexas convencionais e colorações, gira em torno de três a quatro meses.
13 - Algum cuidado especial?
R.: Sim diversos cuidados devem ser tomados, analise do tom de pele para escolha dos tons harmônicos, cuidado especial com a escolha do profissional que irá executar a criação do visual, os produtos utilizados no processo químico devem ser de qualidade e de preferência sem amônia, os tratamentos da fibra capilar efetuados posteriores ao processo químico devem ser procedidos por um especialista para que se tenha um resultado final satisfatório.
14 - Quando tempo leva-se para fazer o ombré hair?
R.: O tempo é relativo com a densidade capilar e comprimento, em cabelos médios cerca de três horas e longos chegando a quatro horas, esse tempo pode variar também entre cabelos naturais e quimicamente processados, tempo esse com previsão desde a chegada ao salão de beleza até a finalização.
15 - Pode me dar exemplo de celebridades/personalidades que acertaram ao fazer ombré hair?
R.: Muitas atrizes e personalidades aderiram a tendência na Europa, Drew Barrymore com raiz no tom castanho médio e degrade de tons chegando a pontas dourado claro, Jessica Biel com raiz no tom castanho escuro e degrade até o dourado, Alexa Chung com raiz Castanho claro e degrade em mel-dourado, no Brasil a tendência já ganha a cabeça das mulheres e com certeza veremos diversos visuais sendo comentados na imprensa.