Confira as dicas do cabeleireiro visagista e consultor de imagem Mauricio Morelli para driblar os probleminhas de beleza típicos do verão
Confira aqui no blog as dicas enviadas para revista NOVA pelo cabeleireiro e consultor de imagem Mauricio Morelli, e drible os probleminhas de beleza típicos do verão.
.
Como proteger os fios do vento, do sol e da maresia.
.
R.: No verão devemos tomar diversos cuidados especiais para que as madeixas sejam protegidas e a beleza e sedosidade dos fios sejam preservadas. A alta temperatura do verão, baixa umidade do ar, exposição a maresia e demais agressores naturais podem danificar os fios quando não protegidos e não reparados, é de extrema importância que nessa estação do ano seja usado linhas desenvolvidas para exposição a esses agressores, hoje encontramos diversas marcas que lançam produtos específicos para o verão, que tem como função a proteção dos fios durante as agressões naturais e a reparação pós exposição. A aplicação de live-in protetor com filtros UV e resistentes a água do mar é de extrema importância para proteger as madeixas, quando a exposição ao sol é intensa o uso de chapéu ou boné ajuda a proteger não só as madeixas mais também o couro cabeludo e rosto que ficam sensibilizados com os raios UV. O Live-in sem enxágüe deve ser aplicado também no período noturno, pois o cabelo fica exposto a maresia e a baixa umidade do ar. Quando for lavar os cabelos após exposição aos agressores é importante usar produtos de reposição de nutrientes e reparação, esse ato fará uma compensação da umidade e nutrientes perdidos.
.
Confira cinco penteados práticos e modernos para evitar o frizz
.
O efeito frizz é conseqüente de fibra capilar sensibilizada e ressecada, é importante a reposição de umidade e nutrientes para o controle do frizz indesejado, hidratações com mascaras e ampolas ajudam a devolver os componentes perdidos e equilibram o nível nutricional da fibra capilar. Para aquelas mulheres que usam fonte de calor é extremamente importante um protetor térmico, que vai preservar a umidade capilar, proteger a fibra da alta temperatura e dar textura, sedosidade e acabamento ao visual. Para deixar secar natural use live-in sem enxágüe respeitando a textura do fio e o visual desejado.
.
1 - Coque desconstruído: Lave os cabelos com a linha apropriada para sua textura e forma capilar, hidrate os fios no banho com mascara intensa de reparação verão, aplique um live-in sem enxague e se for usar fonte de calor o live-in deve ter proteção térmica. Quando o cabelo estiver seco faça um rabo de cavalo bem alto, pode-se prender com elástico para maior durabilidade. Torça todo o rabo para dar um ar mais desconstruído e moderno, vá fixando o torcido ao redor da base do rabo de cavalo e fixe com um grampo grande, para dar um ar mais despojado puxe com cuidado alguns fios do torcido para dar aquele efeito "sujinho, use uma tiara para valorizar o visual.
.
2 – Trança desconstruída: Faça um rabo de cavalo bem alto, crie uma trança grossa e despojada, fixe a ponta da trança com elástico transparente, torça toda a trança ao redor da base do rapo e fixe com grampos pequenos, vá puxando alguns fios da trança para dar um efeito mais "sujinho"e moderno, uma tiara valoriza o visual. Uma outra opção é a trança lateral baixa, um visual super descontraído e moderno.
.
3 – Rabo lateral baixo: Incline a cabeça para baixo e para o lado oposto ao rabo, faça um rabo lateral baixo e fixe com elásticos, esconda o elástico com uma mecha de cabelo e fixe com grampo, o rabo pode ser valorizado com baby-lease que da um movimento descolado e solto, para aquelas mulheres que possuem fios ondulados um ativador de cachos valoriza a forma natural.
.
4 – Movimento praia: Aplique live-in sem enxágüe ativador de cachos, seque 70% da umidade dos fios, preserve os 30% de umidade para poder criar o efeito do visual, eleve a cabeça para traz e faça um rabo de cavalo, não é necessário prender com o elástico o rabo, torça todo o cabelo e vá fazendo um caracol sobre a base do rabo, prenda a ponta com um grampo, agora é só aguardar o cabelo secar 100% natural, quando tiver certeza que ele secou 100%, solte o caracol eleve a cabeça para traz e apenas mecha de um lado para o outro sem passar as mão entre os fios, eles devem se soltar sozinhos para não arrepiar e não interferir no ondulado natural, volte a cabeça para a posição normal e deixe as madeixas irem se soltando livremente, caso o cabelo seja muito fino, algumas maçadas de baixo para cima podem ajudar a ondulação se fixar por mais tempo.
.
5 – Acessórios: Nesse verão abuse dos acessórios, tenha diversas formas, modelos e cores, valorize o visual e crie harmonia no total look, procure chamar a atenção pela beleza natural e não pelo exagero, os coques estarão com tudo use a criatividade e arrase.
.
Como desembaraçar os fios sem quebrá-los?.
R.: Quando os fios estão muito embaraçados já temos um sinal de que ele encontra-se ressecado e sensibilizado, então nossa atenção deve ser redobrada para que não tenhamos fios ainda mais danificados ou arrebentados. Aplique creme de nutrição intensa por toda a fibra capilar, deixe agir por alguns minutos, isso dará maior emoliencia e ajudará a soltar os fios entrelaçados, agora comece a desembaraçar das pontas para a raiz, sempre com muita calma e cuidado, fios molhados são mais frágeis e sensíveis por isso necessitam de cuidados redobrados.
.
Como reverter cabelo desbotado ?
.
R.: A exposição a diversos agressores naturais como o sol, vento, água do mar, maresia e etc fazem os pigmentos das colorações durarem por menos tempo, isso é decorrente da não proteção da fibra capilar e da não reparação do dano causado, quando o cabelo está desbotado, sem brilho e sem sedosidade aconselho procurar um profissional qualificado em processos químicos e tratamentos, para que o tom seja reavivado e a nuance seja equalizada, a tonalização dos fios devolvera os pigmentos perdidos e equalizará os tons.
.
Como evitar o bronzeado desigual ?
.
Ruth Damaris graduada em estética e cosmetologia pela Anhembi Morumbi responde.
.
.
R.: O bronzeamento desigual é conseqüente da não equalização de melanina, decorrente de aplicação incorreta de bronzeador ou protetor solar, ou de loções auto-bronzeadores aplicadas por pessoas não capacitadas, é necessário uma aplicação correta e homogênea. Quando estiver em exposição aos raios ultra violetas é de extrema importância que a pele seja bronzeada por igual de ambos os lados, deve-se ir alterando a posição de bronzeamento para que a equalização de melanina seja perfeita. Uma dica é preparar a pele para o verão, ela deve estar bem hidratada e esse processo deve ser feito de dentro para fora com uma boa alimentação rica em Vitamina C e beta-carotenos que estimulam os melanócitos.
.
.
Como fazer um make sequinho, que não mela nem escorre e ainda é resistente?
.
Vanessa Loricchio maquiadora do HOMA Elite Salon responde.
.
R.: No verão, a maquiagem aconselhável e sempre mais natural, com menor quantidade de produto, uma pele bem levinha e evitando usar lápis muito cremosos.
.
Para a pele não brilhar, o aconselhável e fazer uma preparação com um primer de efeito matificante, duas marcas ótimas são a MAC e a Avon, após isso pode se usar somente um corretivo mais fino e seco, eu indico o prolongwear da MAC – produto liquido de longa duração; para um ar saudável utilize um pó bronzeante nas maçãs; curvex e bastante mascara de cílios – se for para praia, ou piscina, a prova d’água. Nos lábios, para o dia aconselho um hidratante com cor; já a noite pode abusar dos batons vermelho e laranjas!!
.
O que fazer com o esmalte que fica amarelado?
.
Carmeline Souza manicure do Homa Elite Salon responde.
.
O que fazer com o esmalte que fica amarelado?
.
Carmeline Souza manicure do Homa Elite Salon responde.
.
R.: O amarelado do esmalte é decorrente da alta exposição aos raios UV, uma dica é usar cores mais naturais ou abertas, como os tons de laranja, vermelho aberto, verde e etc . Uma dica é usar o extra-brilho que cria maior proteção ao esmalte alem da maior durabilidade.
.
Serviço: Homa Elite Salon
Foto: Reprodução