Confira as dicas para manter seu cabelo saudável e irradiando beleza!
By
MauricioM
Alisamento, coloração, progressiva, secador, chapinha, sol, mar, são tantos procedimentos que danificam os fios, que tornam-os difícil de serem cuidados. A hidratação dos cabelos faz uma grande diferença. Descubra do que ele precisa, invista em boas máscaras capilares e veja você mesma como eles estarão mais fáceis para pentear, secar, com brilho e maciez.
Formas de manter os cabelos hidratados
Hidratação
A hidratação devolve o teor hídrico dos fios ressecados, ou seja, devolve a água aos fios, retendo a umidade sobre eles. Quando as cutículas dos fios estão alinhadas refletem brilho permanecem macios.
Este tipo de procedimento funciona para cabelos com ressecamentos leves, que apresentam porosidade devido a agressões externas, cutículas danificadas, o que deixam os cabelos desalinhados e arrepiados. A hidratação age na parte externa da fibra capilar.
A hidratação é indicada para todos os tipos de cabelos. Escolha um ativo ou leia atentamente o rótulo para comprar uma para máscara para seu tipo de fio e necessidade, desta forma irá deixar seus cabelos saudáveis e prevenir futuros danos. Normalmente é indicado uma hidratação a cada 15 dias, para cabelos não muito ressecados, que acabam não passando por processos muito agressivos no dia-a-dia. Caso contrário, em cabelos bem ressecados, é preciso hidratação toda semana.
Ativos:
Chocolate, Semi di Lino, Glicerina, Manteiga de Karité, Manteiga de Cacau, Manteiga de Karité, Manteiga de Abacate, Manteiga de Macadâmia, Manteiga de Cupuaçu, Manteiga de Tutano, Manteiga de Murumuru, Silicones, Aloe Vera, D’Pantenol, Bepantol, Ceramidas, Vitamina A, Vitamina E, Vitamina B1, Vitamina B3, Óleo de Mamona, Óleo de Uva, Óleo de Amendoas, Óleo de Coco. Todos óleos vegetais são lipídeos, não use Óleos Minerais. Eles não são compatíveis com os fios e são oclusivos.
Reconstrução
A reconstrução repõe nutrientes perdidos e restaura a fibra capilar. Ela dá aos fios os componentes essencias, como as proteínas, perdidas por processos bem agressivos, como as químicas em gerais.
Os fios que precisam deste tipo de processo apresentam-se geralmente além de ressecados, quebradiços e fracos. Essa quebra ocorre por falta de matéria prima do próprio cabelo, como a queratina e aminiácidos. Um tratamento mais profundo age no cortéx, depositando substâncias protéicas perdidas entre as fahas que os fios apresentam. É ideal que seja feita uma vez ao mês, por ser um tratamento mais profundo e que tem maior durabilidade.
Ativos:
Proteínas principalmente as hidrolisadas, penetram melhor no fio. Queratina, Creatina, Aminoácidos, Cisteina, Colágeno, Glicina, Alanina, Valina, Leucina, Isoleucina, Serina, Treonina, Lisina, Arginina, Ácido Aspártico, Glutamato, Prolina, Oxiprolina, Histidina, Tirosina, Fenilalanina, Metionina.

Dicas:
- Todos os cabelos precisam de hidratação, sejam eles normais, levemente ressecados ou extremanete danificados.
- Se você tem preguiça de hidratá-los, de usar aquelas máscaras que precissam de touca térmica e um tempo maior, faça o seguinte: use uma boa máscara de hidratação com ação rápida uma vez por semana, isso vale para qualquer caso de danos. Uma ou duas vezes ao mês use uma máscara mais potente e com tempo de ação maior, seja ela para hidratação ou recontrução (dependendo dos seus fios). É assim que faço nos meus cabelos, uso máscaras hidratantes de rápida ação toda semana e outra mais potente de duas a uma vez ao mês.
- Cabelos com danos severos além de máscaras reconstrutoras, precisam ser hidratados toda semana.
- Cuidado! Hidratação em excesso pode causar efeito contrário aos fios, ao invés de hidratá-los, pode sobrecarregar os fios.
Agora é só reservar um tempinho e cuidar dos fios!